domingo, 18 de março de 2012

ADEUS, PROF. AZIZ AB'SABER


Lembro que foi no ano de 1995, quando estava no 1o. ano do Ensino Médio, numa aula de Geografia da Profa. Angélica Pastori, que ouvi pela primeira vez o nome do Prof. Aziz e a importância do seu trabalho para a Geografia brasileira.

Passados alguns anos, em 2004, me preparando para o vestibular da Fuvest, no curso de Geografia, novamente seu nome era citado, agora nas aulas do Prof. Renato Tosto Guedes, e agora entendia com mais profundidade a importância dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros.

Foram anos árduos, três anos de cursinho, trabalhando e estudando, e sonhando um dia entrar na universidade e talvez conhecer a figura do Prof. Aziz, visto a admiração pelo seu trabalho e pelas histórias que ouvia sobre ele...

Então, em Julho de 2008, na 60a. edição da SBPC, estava no 2o. ano de Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e naqueles dias a maior parte dos graduandos estavam de férias de meio do ano e eu estava trabalhando na Bolsa-trabalho do SAE, na Galeria de Arte, que na verdade, poucas universitários além dos de artes sabiam que existia. Enfim, uma colega disse que o Prof. Aziz havia dado uma palestra naquele dia e que estaria retornando na manhã de 13 de Julho de 2008.  Acho que era esse dia... Pois bem.
No dia seguinte, fui o primeiro a entrar no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, onde haveria a mesa onde o professor estaria falando. Então, lá estava eu com uma de suas obras, "Domínios da Natureza no Brasil - Potencialidades Paisagísticas", exatamente na página onde há um mapa dos Domínios morfológicos... e entra o Prof. Aziz Ab'Saber acompanhado por algumas outras pessoas e senta-se bem à minha frente. Lembro com nostalgia como aquele momento foi singular. É claro que não conversei com ele, e foram chegando pessoas e mais pessoas e comprimentando-o. Depois de tudo, consegui conversar um pouco com o professor e dizer como sua figura foi importante para estar fazendo Geografia, e tive aquele livro sendo autografado. Ocorreram outros 3 encontros após isso, mas é uma história que ficará para outro dia.

O Prof. Aziz Nacib Ab'Saber se foi, entretanto, sempre estará vivo em cada um de nós e a cada dia que alguém abrir uma de suas obras e se encantar com a forma que descrevia a natureza e o próprio homem.

Adeus, Prof. Aziz Ab'Saber.

24.10.1924
16.03.2012

David

2 comentários:

  1. Vc sempre nos surperendendo!!! obrigada pela partilha de sempre!!

    ResponderExcluir
  2. esqueci de dizer eu tb estava la na sbpc trabalhando... que sorte a nossa

    ResponderExcluir